Semana Chico Triste vai até dia 28 de Junho

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

Para homenagear o folclorista e jornalista Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza a 8ª Semana Chico Triste, a partir de terça-feira (18), às 19h, no espaço cultural dedicado a ele na Vila Tesouro (Rua Milton Cruz, s/nº ). A programação segue até 28 de junho e inclui diversas atividades culturais gratuitas. Para abrir a semana, na terça-feira (18), às 19h, haverá o Cortejo de Violeiros e da Cirandeira Ana Carvalho, juntamente com uma apresentação dos Pereirões, ou bonecos gigantes, do Grupo Piracema e de Benedito Santos. Também está programada uma homenagem ao Rei e Rainha do Grupo de Moçambique da Vila Tesouro, seguida de uma apresentação do grupo.

A novidade desta edição é a inauguração da Sala Permanente Chico Triste, localizada no próprio Espaço Cultural. Neste ambiente, serão expostos objetos, ilustrações e outros pertences doados pela família do jornalista para compor um ambiente destinado à memória e vida de Francisco Pereira da Silva. Além disso, durante dez dias, o espaço cultural terá exposições de peças em argila de Lili Figureira, dos pereirões de Benedito Santos e do Grupo Piracema, dos adereços e fotos do Grupo Moçambique da Vila Tesouro e de caricaturas feitas por alunos da oficina de desenho e ilustração.

Haverá ainda apresentações dos grupos Piracema, Jongo Mistura das Raças, Seu Zé da Viola e alunos e Ciranda de Ana Carvalho, além de uma roda de conversa com o tema “Pereirões”. Para encerrar a programação, a arte-educadora Meire Pedroso vai fazer uma visita aos pontos turísticos da cidade e uma roda de jongo com o Grupo Mistura das Raças.

O homenageado da semana, Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, nasceu em Sergipe, no dia 5 de junho de 1918. Como jornalista fundou o jornal “O Vale Paraibano” e “Roteiro de Caçapava”, foi editor da publicação “Anuário Caçapavense”, redator de “Diário da manhã”, cronista do jornal “Agora” e outros jornais do Vale do Paraíba. Fundou a Biblioteca Pública “Edgard Pontes” de Caçapava e o Instituto Histórico e Geográfico de Ubatuba.

Programação

Quarta-feira (19)
Das 9h às 11h e 14h às 16h
– Vivenciando a Cultura Popular: Modelagem em Argila com a figureira Tina Lemos

[block]

Mais informações:

EC CHICO TRISTE – Abertura da Semana Chico Triste com Várias Apresentações
ter, 19 de junho, 19:00 – 19:15
Onde?   
ESPAÇO CULTURAL CHICO TRISTE – R. Milton Cruz, s/nº – Jd. São Jorge (Vl. Tesouro – em frente ao 5º DP) – SJCampos – (12) 3929-7559 – 3ª a 6ª feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 17h – [email protected] – O Espaço Cultural Chico Triste atende cerca de mil alunos em 43 oficinas e trabalha, incessantemente, para valorizar a cultura popular da região e divulgar a obra de seu patrono: Francisco Pereira da Silva, o Chico Triste, jornalista, escritor e folclorista.

[/block]