Semana de Teatro comemora artes cênicas com mais de dez espetáculos

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo vai dedicar uma semana às artes cênicas em homenagem ao Dia Internacional do Teatro, que é comemorado no dia 27 de março com 11 peças de teatro em 14 apresentações. A abertura será com uma mesa redonda nesta terça-feira (24) no Centro de Estudos Teatrais – CET (Av. Olivo Gomes, 100 – Pq. da Cidade).

Todos os espetáculos são gratuitos, atendendo a diferentes públicos em vários locais da cidade. As peças serão encenadas no CET, praças, Casas de Cultura, entre outros espaços.

O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, entidade ligada à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) durante o IX Congresso Mundial, em Viena. A data escolhida é a da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.
Programação:


Abertura da Semana do Teatro – Mesa Redonda

24/03 – 19h | CET – Centro de Estudos Teatrais 
O debate “Teatro de Grupo e redes colaborativas: desafios e perspectivas” abordará as lutas, conquistas e formas criativas e sustentáveis para manutenção de sedes e circulação de trabalhos. O encontro é voltado para grupos de São José dos Campos e região.

 

Projeto Casa Verde (Class. Etária: 10 anos)
24/03 – 14h | Casa do Idoso Centro
26/03 – 21h | Cine Santana

Um grupo de psiquiatras pretende revolucionar o tratamento da loucura aplicando o Comunidrama, terapia que usa a encenação teatral para provocar a catarse e curar pacientes. Os psiquiatras recriam a história de Simão Bacamarte, criador da Casa Verde, famoso hospício da cidade de Itaguaí. Durante a interpretação, as histórias dos psiquiatras se confundem com as dos personagens até o ponto de não se saber quem é um quem é outro.

 

Assombrações (CirculAção) (Class. Etária: Livre)

25/03 – 13h30 | Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

27/03 – 14h | Casa de Cultua Julio Neme

Encenado por Roberval Rodolfo, o espetáculo de contação de histórias apresenta assombros e encantos, recriando um cenário de sons e cores no imaginário da plateia.

 

A Briga da Onça e do Tatu (Class. Etária: Livre)

25/03 – 14h | Casa de Cultura Tim Lopes

26/03 – 14h | Casa de Cultura Eugênia da Silva

No tempo em que os animais falavam a nossa língua, a onça começou uma briga com o tatu, com recados malcriados de um lado e de outro. A peça é uma adaptação do conto de mesmo nome, colhido por Ruth Guimarães.

 

 

Sacra Folia (CirculAção) (Class. Etária: Livre)

27/03 – 15h | Praça Afonso Pena

Perseguida por Herodes e seus soldados, a Sagrada Família se perde em fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. Os fugitivos recebem a ajuda de João Teité e Matias Cão, dois tipos populares que vivem em pé de guerra pela recompensa em livrar a família santa dos perseguidores.

 

Contos Estranhos (CirculAção) (Class. Etária: Livre)

27/03 – 19h | Teatro Dailor Varela (Casa de Cultura Flávio Craveiro)

O espetáculo é uma criação coletiva a partir de três contos de Viriato Correa sobre o jovem Quirino, o Major Bernardo Ramos Boa Vista e o conto das famosas linguiças Roderiz.

 

Cabaret Del Rinoceronte (CirculAção) (Class. Etária: 16 anos)

27/03 – 22h | Cine Santana

O espetáculo é marcado pelo burlesco e o nonsense. Tudo acontece num cabaret onde personagens histriônicos surgem em quadros cômicos e inusitados amarrados por um Mestre de Cerimônias. O espetáculo conta também com a presença da Banda Larga do Rinoceronte, que, com suas intervenções musicais, dá ritmo ao espetáculo.

 

Um Mar de Muda Euforia (Class. Etária: 16 anos)

28/03 – 21h | CET- Centro de Estudos Teatrais

Um drama baseado na história da neuroanatomista Jill Bolte Taylor. A personagem narra e vivencia momentos crucias de uma viagem que passa pelos tormentos de um corpo paralisado ao nirvana do mergulho em sua mente silenciosa.

 

A Nau dos Desterrados (Class. Etária: Livre)
28/03 – 13h | Praça Chico Triste (Centro Cultural Clemente Gomes)

Em uma história regada a muito rum, três piratas estão desterrados, a deriva em alto mar. Após muito tempo sem rota definida e lançados à própria sorte, eis que chegam ao novo mundo, a terra do Cabral. A partir daí começam a recordar histórias e desventuras vividas a muito naquele lugar distante.

 

Hoje Tem Espetáculo (PROAC) (Class. Etária: Livre)
29/03 – 15h | Anfiteatro do Parque da Cidade
O espetáculo é apresentado por um músico (Nicochina) e quatro palhaços (Dez Pras Sete, Custipíl, Beterraba e Tiuria) que se revezam nas funções de artistas de circo. A proposta é divertir o público levando através das caricatas relações entre os palhaços, os conflitos mais distantes da vida cotidiana. O resultado disso é uma peça que une elementos da cultura circense como malabarismo, acrobacias e monociclo a grandes palhaçadas.

 

O Príncipe Feliz (Class. Etária: Livre)

29/03 – 11h | Projeto Arte na Feira em Santana (Rua São Jorge)

Dois brincantes populares interpretam mendigos para narrar o conto de Oscar Wilde, tratando de temas como a riqueza, a pobreza e a procura da felicidade. O espetáculo interage com a plateia desde o começo, criando um universo de fantasia e leveza que pretende atingir o público de todas as idades.

 

O Arquiteto e o Imperador da Assíria (CirculAção) (Class. Etária: 16 anos)

29/03 – 20h | CET- Centro de Estudos Teatrais

O espetáculo conta a história do Imperador, o civilizado, cujo avião cai numa ilha, onde encontra o Arquiteto, primitivo e animal. Com este contato, o Imperador começa então a a se deparar com seus medos e anseios mais profundos e ao perceber a ligação e poder que o Arquiteto tem sobre a natureza, vê quanto seus valores são pequenos.