Cidade tem apresentação de dança Quebra Nozes

Nos dias 14, 15 e 16, às 20h, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), transforma o Teatro Municipal em um espaço de festa, luz, magia e fantasia, com o famoso espetáculo “O Quebra-Nozes” (obra completa), que será apresentado, pela primeira vez, pela Cia. Jovem de Dança de São José dos Campos e alunos dos cursos de dança da FCCR.

Ao todo, mais de  90 bailarinos subirão ao palco para a realização desse congradíssimo ballet de repertório que remete ao espírito de Natal. A apresentação contará ainda, com a  participação especial de um casal de bailarinos portador de deficiência, que participam do Projeto Integra, da Prefeitura Municipal de São José dos Campos. O espetáculo tem a direção de Marco Sanches, orientador artístico da Cia. Jovem.

O espetáculo é uma adaptação da obra “O Quebra-Nozes”, musicado por Tchaikovsky e coreografado, pela primeira vez, por Marius Petipa, na Rússia, em 1892, onde tudo se passa numa festa de Natal na casa da família Stahlbaum, a casa de Clara. Típicas do romantismo, o balé apresenta a fantasia e a magia, nas aventuras de Clara e do quebra nozes, um boneco de aparência humana, vestido de soldado, com as pernas e a cabeça de tamanhos desproporcionais.

Retirada de ingressos – Para assistir ao espetáculo “O Quebra-Nozes”, não há limites de idade, a entrada é franca, porém é necessária a retirada de ingressos com uma hora de antecedência à apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal.

O espetáculo

Ato I – Os filhos, Clara e Fritz, esperam pelos convidados que logo se entusiasmam com a entrega dos presentes e as danças natalinas. De repente, uma figura misteriosa chega para a festa: Drosselmeyer, o mágico padrinho de Clara, juntamente com o seu sobrinho. Entre os presentes estão bonecos mecânicos com aparência humana, que dançam. Todos se comovem com a beleza e graciosidade da cena. Drosselmeyer dá de presente à Clara um Quebra-Nozes com aparência de soldadinho. Clara, encantada, começa a dançar com seu novo brinquedo, mas seu irmão Fritz toma-lhe o boneco, que se quebra na confusão. Drosselmeyer conserta-o e consola Clara. Os convidados dançam, a festa termina e eles se retiram. Todos dormem na casa da família Stahlbaum, menos Clara que vai até a sala ver seu boneco que havia deixado perto da árvore e adormece a seu lado.

Ato II – Na sala escura, Clara ouve ruídos de ratos que tentam atacá-la. De repente, toda a sala parece crescer, o boneco toma vida e Clara parece estar do tamanho deles. O Quebra-Nozes luta com os ratos para defendê-la, quando surgem o Rei dos Ratos e o pelotão dos soldados de chumbo. O Rei dos Ratos e o Quebra-Nozes lutam até se ferirem mortalmente. Os ratos retiram seu rei e Clara corre ao encontro do seu Quebra-Nozes. Ao vê-lo morto, começa a chorar; suas lágrimas quebram o encanto e o boneco transforma-se em um lindo príncipe- o sobrinho de Drosselmeyer – que leva Clara para visitar o Reino Encantado. Ao chegarem ao Reino Encantado são recebidos pelos Anjos da Árvore de Natal, juntamente com a Fada Açucarada, que convoca seus súditos: Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipan, a Mamãe Bom-Bom com os Polichinelos, Gotas de Orvalho e suas Guirlandas de Flores. A Fada anuncia que todos executariam danças para prestar-lhes homenagens. Finalmente Clara percebe que está na hora de deixar o Reino Encantado, mas tudo o que vira, como um lindo sonho, ficará com ela para sempre. Seu príncipe a acompanha na volta ao lar, nessa mágica noite de Natal…

História – A Op.71 e o Ballet O Quebra-Nozes – Escrito em São Petersburgo – Rússia, e apresentado no dia 18 de dezembro de 1892, o balé em dois atos, tem coreografia original de Marius Petipa (1818-1910), contém uma das músicas mais conhecidas de Tchaikowsky – a Op.71, apesar do compositor relutar em aceitar o trabalho. O Quebra Nozes, em especial, foi elaborada ao mesmo tempo em que a obra de Tchaikowsky estava sendo composta, mas sua  execução foi realizada bem antes da apresentação do balé (7 de Março de 1892), sob a regência do próprio autor..

Serviço: Teatro Municipal de São José dos Campos – Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro – São José dos Campos. Informações: (12) 3924-7395.

Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR

Publicado em: 11/12/2012