O Museu do Folclore da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), vai ganhar uma brinquedoteca a partir de março de 2013. O novo espaço será criado com recursos da Secretaria de Estado da Cultura, que premiou em R$ 50 mil projeto para implantação de uma brinquedoteca, apresentado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP), entidade parceria da FCCR na administração e organização das atividades do Museu do Folclore.
O projeto foi inscrito no Concurso de Apoio a Projetos de Difusão de Acervos Museológicos no Estado de São Paulo, que integra as ações do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Outros quatro museus do Estado de São Paulo, também foram contemplados com verba do mesmo valor. Em contrapartida, o CECP oferecerá oficinas de capacitação a professores da rede municipal de ensino.
A implantação da brinquedoteca tem como objetivo proporcionar ao seu público-alvo (crianças de 3 a 8 anos) um espaço de brincar, buscando despertar o interesse em conhecer o patrimônio imaterial e o folclore. As ações educativas da brinquedoteca utilizarão aspectos lúdicos das brincadeiras, brinquedos, livros, CDs e DVDs ligados ao universo da cultura popular.
Atendimento mais adequado
“Queremos oferecer um atendimento mais adequado ao público infantil, que corresponde a 70% dos quase 21 mil visitantes que o Museu do Folclore recebe por ano”, enfatiza a gestora do Museu do Folclore, Francine Maia. Além da FCCR, também são parceiros da iniciativa o Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e o Senac de São José dos Campos, que contribuirá com o projeto de implantação física da brinquedoteca.
O acervo da brinquedoteca será formado de brinquedos tradicionais e alternativos, como os feitos de sucata e de materiais recicláveis; e os da linha pedagógica, de madeira e papel. Juntamente com os brinquedos haverá uma coleção de livros de literatura relacionados à cultura popular, bem como CDs e DVDs. Um primeiro lote desse acervo já foi adquirido pelo CECP, tomando por base uma curadoria proposta pelo CNFCP e discutida com a equipe do Museu do Folclore.
Como vai funcionar
A forma e o horário de funcionamento da brinquedoteca ainda estão sendo estudados pela equipe do Museu do Folclore, mas é certo que, além de brincarem no local, as crianças também possam levar para casa, por empréstimo, brinquedos, livros, CDs e DVDs. Neste caso, elas se tornariam sócias do novo espaço.
Os brinquedos, em particular, serão catalogados e terão fichas individuais, com descrição da sua história, tipo, material do que é feito e quem o fez; além de uma ficha de controle de empréstimo, com espaço para registrar os muitos usos e brincadeiras das quais participou.
Serviço: Biblioteca do Museu do Folclore – Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 17h. Informações: 3924-7318.
Assessoria de Comunicação
Fundação Cultural Cassiano Ricardo – FCCR
Publicado em: 11/01/2013