Guia SJC / Cultural

Museu Vivo terá mais uma edição para mostrar a cultura popular local

[sinopse datas="true" imprensa="4"]

A diversidade da cultura popular local volta a ser tema do projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore de São José dos Campos. Na edição deste domingo (5), a partir das 14h, estarão reunidos ‘fazedores’ que mostrarão os seus ‘saberes’ na música, no artesanato e na culinária. A atividade é aberta ao público e prossegue até as 17h na área externa do museu.

O sanfoneiro João Cardoso, 81 anos, é um dos convidados.

Na culinária, a pernambucana Maria do Carmo da Silva, nascida em São José do Egito, vai mostrar como faz uma iguaria conhecida como ‘bolinho de caco’. “É um bolinho feito de milho maduro, seco, que é deixado de molho por uma noite. Depois é moído, misturado com ovo e fermento, para ser fritado em óleo quente”, explicou.

O conhecedor de técnicas tradicionais de construção José Donizetti, o conhecido Biscuit, estará pela terceira vez no ‘Museu Vivo’ para dar continuidade ao que começou. Agora, ele vai rebocar a parede de pau-a-pique que fez com barro branco, mais conhecido como ‘tabatinga’ (barro que aparece em subsolos que têm muita água).

O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana. Outras informações pelo telefone 3924-7318.