Guia SJC / Cultural

Em janeiro haverão 12 Folias de Reis do município e região

O Museu do Folclore de São José dos Campos reúne no dia 28 de janeiro (domingo), a partir das 9h, 12 Folias de Reis do município e região. Elas participam da 21ª Chegada das Bandeiras, manifestação folclórica aberta ao público, que marca o encerramento do Ciclo de Natal e o fechamento do presépio do museu.

O encontro desses grupos acontece há mais de vinte anos no Museu do Folclore, que mantém em sua exposição permanente, na Sala Festas, vários objetos utilizados por Folias de Reis. A existência desses grupos e suas manifestações no Vale do Paraíba demonstram o quanto a cultura popular está presente na região.

Confira as folias participantes

Celebração religiosa

A programação também prevê a realização, às 11h, de uma celebração religiosa, seguida de benção das bandeiras, pelo diácono Oscar Ivo, da Paróquia de Santana. O encerramento das atividades deve acontecer por volta das 16h. Até o final do mês o presépio pode ser visitado de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos finais de semana, das 14h às 17h.

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e funciona sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

 

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos
FOTO: Paulo Amaral/FCCR