Feira Agroecológica do Parque Vicentina Aranha

Postado em 02/06/2017 às 11:41

A programação cultural do Parque Vicentina Aranha deste final de semana tem yoga para adultos e crianças, música e conscientização ambiental em comemoração do Adia do Meio Ambiente, dia 5 de junho.

Neste sábado (3) às 9h30, o Projeto Vicentina Qualidade de Vida começa o mês com uma Prática Aberta de Yoga. Para participar não é necessário conhecimento prévio da prática, basta comparecer com sua canga ou esteira.

No domingo (4) às 9h30, é a vez dos pequenos de 4 a 10 anos usufruírem dos benefícios do yoga em uma Aula Aberta de Yoga para Crianças. Direcionada para crianças, a prática é feita de forma lúdica, estimulando as sensações de movimento, estabilidade e o envolvimento com as emoções. São aplicados exercícios de yoga que utilizam a criatividade e a imaginação infantil através de mímicas, histórias, desenhos, jogos e teatro, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida às crianças.

Ainda no domingo (4) às 10h30, o cantor e compositor Francis Rosa apresenta no Projeto Música no Parque um repertório canções que traduzem seu amor e respeito pela Serra da Mantiqueira. Sua inspiração veio de Joanópolis, cidade localizada em plena serra, onde foi nascido e criado. O repertório de clássicos da música regional brasileira, que vai de Almir Sater a Pena Branca e Xavantinho, conta também com músicas autorais. Acompanhado de músicos convidados, o show envolve o expectador em uma atmosfera bucólica e acolhedora, que o aproximará do que é sentido nas fogueiras e rodas de viola, muito comuns nos terreirões das fazendas e lugarejos tantos da Serra da Mantiqueira.

Impulsionados pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de Junho, o Parque Vicentina Aranha realiza durante o mês atividades de conscientização ambiental e consumo responsável. Durante todos os domingos de junho, das 9h às 12h, próximo à Feira Agroecológica do Parque, o Coletivo Mulheres do Frei Galvão realizará uma Oficina Aberta de Sacolas Ecológicas feitas com camisetas.

As sacolas plásticas são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais não-renováveis. Feitas de um material resistente, elas duram até 400 anos na natureza. Em 2015, a ONU (Organização das Nações Unidas) alertava que cerca de 5 trilhões de peças de plástico estariam flutuando nos oceanos do planeta. Pequenas atitudes no dia a dia, como o uso de caixas de papelão e sacolas ecológicas, podem contribuir para a redução diminuição da quantidade de sacolas plásticas descartadas no planeta. Para participar basta trazer uma camiseta em bom estado para que seja transformada em uma sacola.

Na data do Dia Mundial do Meio Ambiente (5), das 16h às 21h, a Feira Agroecológica do Parque Vicentina Aranha realiza sua primeira edição noturna. Com a exposição e venda de produtos agroecológicos, comidas saudáveis e feira de trocas, a Feira Noturna NaturalMente fomenta a economia de pequenos produtores regionais, resgata o hábito da alimentação saudável e estimula o consumo responsável.

Para animar a noite, o músico acordeonista Eliomar Landim realiza uma apresentação especial às 18h, um dos poucos músicos no país que executa um repertório de música erudita no Acordeon, levando seu instrumento às salas de concertos e teatros pelo mundo. Incentivado pelo pai, Eliomar é concertista formado em Acordeon Erudito pelo Conservatório Musical Beethoven em São Paulo-SP, desde cedo escolheu o instrumento como forma de inspiração, construindo uma carreira musical. Seu primeiro álbum “Eliomar Landim In Concert” é um projeto que reúne compositores da música erudita dos períodos Barroco e Romântico, tendo o apadrinhamento de grandes ícones da música como o Maestro Júlio Medaglia, Toninho Ferragutti entre outros.

Dia: 3, 4 e 5/julho.
Local: Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana.

FONTE: Prefeitura de São José dos Campos

Faça um Comentário